O Programa de Desporto Adaptado de Albergaria-a-Velha assinalou, no passado dia 9 de maio, o seu 7.º aniversário com uma sessão comemorativa no Cineteatro Alba, revelando números impressionantes: desde a sua criação, a 2 de maio de 2018, foram realizadas 5194 aulas/treinos e promovida a participação em 90 encontros desportivos a nível nacional.
Implementado pela APPACDM de Albergaria-a-Velha, em parceria com o Município, o projeto conta atualmente com 86 participantes, com idades entre os 7 e os 70 anos, integrando vertentes educativas, recreativas e competitivas, e destacando-se como um modelo de inclusão social e valorização da individualidade de cada atleta.
A sessão contou com a presença da Presidente da APPACDM, Isabel Fonseca, do Executivo Municipal, da Vereadora da Educação e Ação Social, Catarina Mendes, e do Vice-Presidente da ANDDI, Alberto Costa, bem como de técnicos, pais e utentes.
Para Catarina Mendes, o desporto adaptado é “facilitador da inclusão”, reeducando a sociedade em valores como a igualdade e a empatia. Alberto Costa destacou que a prática desportiva permite aos utentes saírem da instituição e envolverem-se mais ativamente na sociedade.
O momento ficou ainda marcado pela partilha de testemunhos de familiares e participantes, que sublinharam os benefícios do programa, não só ao nível motor, mas também ao nível da autoestima, convivência social e sentimento de pertença.
A cerimónia terminou com o tradicional bolo de aniversário, celebrando o sucesso de um programa que, mais do que promover o desporto, promove cidadania, inclusão e dignidade.