O projeto ‘Pluto’, uma aplicação móvel concebida para melhorar os níveis de literacia financeira da população portuguesa, foi o grande vencedor da edição de 2025 do Concurso Desafi@-te, promovido pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha no âmbito do programa Academia Empreende+.
A ideia inovadora foi desenvolvida por Duarte Nadais Marques, Tiago Nadais Marques e Afonso Abranches Cabral, alunos da Escola Básica de Branca, com a orientação da professora Cristina Silva.
O concurso, dirigido a alunos do 3.º ciclo, contou com nove projetos finalistas e envolveu 26 estudantes, tendo como principais áreas de enfoque o desenvolvimento sustentável e a economia circular.
O segundo lugar foi atribuído ao projeto ‘Repet’, uma iniciativa de educação ambiental que incentiva a reutilização de materiais na comunidade, elaborado por alunos da Escola Básica Integrada de São João de Loure, sob a orientação da professora Elsa Ferreira.
Em terceiro lugar ficou o projeto ‘Super Life’, criado por alunas do Colégio de Albergaria, com uma aplicação de jogos educativos centrados em valores ambientais, cidadania e uso consciente dos meios digitais, coordenado pelo professor José Paiva.
Como prémio, os alunos dos projetos distinguidos receberam cheques-vale para utilização no comércio local, nos valores de:
- 150 euros (1.º prémio),
- 100 euros (2.º prémio),
- 50 euros (3.º prémio).
O júri foi composto por Carmo Ambrósio (AIDA), Ana Afonso (PCI – Creative Science Park Aveiro Region) e João Barbosa (Porto Digital Europa), que valorizaram a criatividade, viabilidade e impacto social das propostas apresentadas.