Pedro Chagas Freitas apresenta novo livro na Biblioteca de Albergaria-a-Velha


A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha recebe, no dia 25 de outubro, o escritor Pedro Chagas Freitas, no âmbito do ciclo “Encontro com Letras”. Autor de referência da literatura contemporânea portuguesa, com mais de um milhão de exemplares vendidos, Chagas Freitas irá apresentar a sua mais recente obra, O Hospital de Alfaces, e revisitar outros momentos marcantes da sua carreira.

O último trimestre de 2025 será marcado por uma agenda cultural diversificada, com propostas para diferentes públicos, desde encontros literários a iniciativas dirigidas às famílias e várias exposições temáticas.

Literatura e famílias em destaque

A 31 de outubro, regressa o evento “Terror na Biblioteca”, desta vez com a participação do contador de histórias Jorge Serafim. Conhecido pelo seu trabalho de preservação e divulgação da tradição oral, Serafim promete uma noite de mistério e humor, onde personagens terríficas — ou talvez não — vão habitar a biblioteca.

Já no dia 22 de novembro, será a vez do investigador em História Militar José Matos regressar a Albergaria-a-Velha para apresentar Ataque Secreto – Operação Mar Verde em Conacri. O livro relata a operação secreta das forças armadas portuguesas contra a capital da República da Guiné.

O mês de dezembro será dedicado às famílias com bebés dos 6 aos 36 meses, com o projeto “Gatinhar de Leituras”. Ângela Ribeiro dinamiza a sessão “Histórias daqui, dali e d’acolá” na manhã de 13 de dezembro, explorando contos interativos que envolvem sons, cores e movimento. No mesmo dia, terá lugar também uma edição especial do ciclo “Aos Sábados, Conto Contigo!”.

Exposições até final do ano

Além da programação literária, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha acolhe quatro exposições até ao final de 2025:

  • “Ainda somos semente”, trabalhos dos alunos do atelier DALIARTE (setembro);
  • Exposição de pintura de Natalia Rusak (outubro);
  • “História e Cultura da Vila de Angeja”, exposição interpretativa de Constança Guerra (novembro);
  • “Onde Jesus nasce – exposição de presépios”, a partir da coleção privada de Mário Branco e Celina Santos (dezembro).

Com esta programação, a Biblioteca Municipal reforça a sua missão de promover a leitura, a arte e a cultura, criando momentos de partilha entre escritores, artistas e comunidade.

0